O maior evento de conectividade, tecnologia e inovação já tem data para a edição de 2026: 6 a 8 de outubro
São Paulo, outubro de 2025 - Após três dias intensos, o Futurecom encerra sua 30ª edição com a participação de 300 marcas expositoras que apresentaram aos profissionais do mercado as mais eficientes soluções em tecnologia aplicadas à saúde, indústria, varejo, agronegócio, cidades inteligentes e tantos outros setores da economia. O maior evento de conectividade, tecnologia e inovação já tem data para 2026. Será realizado entre os dias 06 e 08 de outubro, no São Paulo Expo.
A edição deste ano recebeu mais de 30 mil visitantes. O evento contou ainda com mais de 200 horas de conteúdo e 500 palestrantes em um espaço de cerca de 25 mil m².
Paulo Sergio Rufino Henrique, cientista-membro do CTIF Global Capsule Foundation na França e chairman da conferência internacional 6G Briefing; Jean-Pierre Bienaimé, ex-secretário geral da Associação de Infraestrutura 5G (5G-IA) na Comissão Europeia; Anderson Jacopetti, CTO da Alaris; e Paulo Fernando Silvestre, consultor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, discutiram o tema do painel “Conectividade em 2055: a comunicação e conexão em 30 anos”, com mediação de Wilson Cardoso, conselheiro em tecnologia e membro do Senai.
Os palestrantes trouxeram uma reflexão sobre os avanços e erros das últimas três décadas na tecnologia de comunicação. Paulo Rufino destacou como muitas inovações que hoje parecem banais — como Wi-Fi, evolução da telefonia móvel (2G a 5G), fibra óptica e voz sobre IP — transformaram radicalmente a forma como vivemos e trabalhamos. Ele lembrou que, sem essas evoluções, o trabalho remoto durante a pandemia, por exemplo, não teria sido possível.
Ao mesmo tempo, fez um alerta sobre erros passados, como práticas de especulação de mercado e a dificuldade de adoção de sistemas abertos, que limitaram a evolução tecnológica de forma colaborativa. Segundo Rufino, refletir sobre essas falhas é essencial para que não se repitam nos próximos 30 anos.
“Alguns acertos a gente nem percebe no dia a dia, mas 30 anos atrás não tínhamos Wi-Fi. Hoje ele está dentro das nossas casas, empresas e na nossa conectividade. Isso vale para a evolução da telefonia móvel, do 2G ao 5G, e da fibra óptica, que chegou em boa parte do país. São mudanças simples, mas fundamentais, que transformaram nossa vida em apenas três décadas”, explica o pesquisador.
Paulo Rufino também falou sobre oportunidades quânticas no painel “Futurecom Quantum Technologies: Celebrating 100 Years of Quantum Mechanics”, junto com Joao Silvestre Silva Souza, Senai CIMATEC, e Marcio Tabach, da TGT.
Na sequência, o painel “Cabos Submarinos e o Contexto Brasileiro” trouxe à tona o papel central do Brasil nesse mercado, responsável por 95% do tráfego digital global. Apesar da relevância estratégica, os investimentos na América Latina ainda são menores em relação a outras regiões. A aprovação do PL 270/2025 foi apontada como marco para o setor, em meio a tensões geopolíticas que afetam rotas e parcerias internacionais. Peter Wood (TeleGeography) lembrou que o Brasil é protagonista por conectar rotas únicas a outras regiões e que as questões geopolíticas — quem conecta quem, por quais rotas e sob quais interesses — são determinantes para o futuro do setor. Rogério Mariano, coordenador do CBPC e diretor da Azion, ressaltou que 2025 foi um ano decisivo, com novos protocolos de resiliência e segurança sendo discutidos no país.
O tema da energia também foi central no painel “CanalEnergia: Eficiência Energética x Expansão Digital”, que discutiu o impacto do crescimento da economia de dados — estimada em US$ 3 trilhões até 2030 — sobre a geração elétrica. Elbia Gannoum (ABEEólica) destacou que estamos vivendo a revolução 5.0, altamente dependente de energia, e que o boom dos data centers deve ser encarado como uma oportunidade para expandir a geração renovável e acelerar a descarbonização da economia.
Por fim, o debate “30 anos da norma 4/95” abordou a decisão da Anatel de revogar a norma que definiu os Serviços de Valor Adicionado (SVAs). Representantes de entidades como CGI, Abranet e Telcomp criticaram a medida, afirmando que ela pode acabar com os SVAs como conhecemos e transferir sua regulação para a Anatel. Mozart Rocha Jr., da própria agência, afirmou que a decisão busca simplificar a tributação da internet, mas deixou aberta a possibilidade de ajustes em pontos específicos no futuro.
A visão do Futurecom por alguns expositores:
Algar
“Participar do Futurecom é reafirmar nosso compromisso com a inovação que transforma. Mais do que acompanhar tendências, estamos aqui para provocar diálogos, compartilhar aprendizados e construir soluções que façam sentido para quem está no centro de tudo: as pessoas. Porque tecnologia, para nós, é conectar gente e propósitos.” – Luiz Alexandre Garcia, Presidente da Algar.
Allcom
"Em sua 30ª edição, o Futurecom permanece como o evento de tecnologia mais relevante no Brasil e na América Latina, apresentando inovações, soluções e debates decisivos para o setor. Durante a participação da Allcom, apresentamos parcerias estratégicas e lançamentos, ampliando nosso ecossistema one stop shop, e nos conectamos a milhares de agentes decisores, aumentando o nosso alcance." – Marcio Fabozi, CEO da Allcom Telecom.
Claro Empresas
"Ficamos muito contentes por participar da Futurecom. Mostramos, na prática, como as empresas podem usar a IA e a conectividade 5G para impulsionar os negócios, gerando valor e vantagem competitiva. Em um cenário onde a eficiência é decisiva, a Claro empresas não apenas acompanha tendências, como também atua no desenvolvimento de soluções que antecipam as necessidades do mercado e posicionam as empresas na vanguarda da transformação digital. Mais uma vez no evento, situamos a tecnologia como catalisadora do futuro." – Marcello Miguel, diretor-executivo de Marketing e Negócios da Claro Empresas.
Deutsche Telekom
"Esta é a nossa terceira participação consecutiva no Futurecom, que é o principal evento de telecomunicações do Brasil. Esta é uma oportunidade para reforçar a marca, apresentar lançamentos e fortalecer o relacionamento com parceiros e clientes. Conseguimos posicionar a Deutsche Telekom como um dos principais provedores de conectividade e tecnologia do mercado brasileiro." - Claudia Forgas, Head de Marketing da Deutsche Telekom Global Business Solutions e T-Systems do Brasil.
Huge
“Comemoramos as relações possibilitadas por esta edição do Futurecom. Tivemos a chance de encontrar com nossos clientes, abrir novas portas de negócio e acompanhar as tendências emergentes. Neste quarto ano consecutivo de participação, reafirmamos nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento do setor de tecnologia e compartilhamos a inovação que produzimos com o público.” - Erick Nascimento, CEO da Huge Networks.
Nokia
"A participação da Nokia na 30ª edição do Futurecom superou nossas expectativas e reforça a relevância do evento como um grande hub de inovação na América Latina. Tivemos a oportunidade de mostrar como nossas soluções em conectividade, inteligência artificial e cibersegurança estão moldando o futuro das redes e acelerando a transformação digital em diferentes setores da economia. Além de compartilhar conhecimento em painéis e sessões técnicas, nosso lounge se consolidou como um espaço estratégico de conexão com clientes, parceiros e novos públicos, fortalecendo relacionamentos e ampliando oportunidades de negócios. O balanço é extremamente positivo e confirma o compromisso da Nokia em apoiar o ecossistema digital brasileiro com tecnologia de ponta e visão de futuro." - Felipe Garcia, Head de Marketing da divisão de Infraestruturas de Redes (NI) da Nokia.
Sobre o Futurecom
O Futurecom é uma plataforma B2B dinâmica que opera o ano todo oferecendo ao mercado soluções de conectividade e tecnologia para diversos setores da economia. Como líder na integração do setor de TIC, o Futurecom se posiciona como um hub essencial para negócios e inovação, facilitando a conexão entre empresas, startups e profissionais de tecnologia e telecomunicações, por meio de uma série de ações e iniciativas. Com uma visão abrangente dos desafios e oportunidades nos setores da indústria, logística, mineração, agronegócio, saúde e energia, o Futurecom proporciona acesso contínuo a tecnologias de ponta, tendências de mercado e insights estratégicos.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.
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