Presidente Lula deu início em Manaus a obras que vão conectar 70 cidades e mais de 10 milhões de pessoas à internet de alta velocidade
MANAUS – Com a presença do presidente da Colômbia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início nesta terça-feira (9), em evento em Manaus, às obras de integração das infovias do Programa Norte Conectado, que serão executadas pela Entidade Administradora da Faixa (EAF). Ao lado de autoridades, o Lula visitou a balsa da EAF que fará o lançamento de cabos no rio Negro e também entregou a Infovia 04.
O chefe de Estado colombiano, Gustavo Petro, acompanhou o acionamento das máquinas que vão depositar os cabos no leito do rio. Participaram também do evento os ministros das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho; do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; o CEO da EAF, Leandro Guerra; e outras autoridades.
O Programa Norte Conectado é a maior iniciativa de infraestrutura digital já realizada na Amazônia, executada pela EAF sob coordenação do Ministério das Comunicações e da Anatel. Com investimento estimado em R$ 1,6 bilhão, a iniciativa vai beneficiar diretamente mais de 70 cidades em seis estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima), conectando aproximadamente 10 milhões de pessoas à internet de alta velocidade.
“O Norte Conectado é mais do que uma obra de tecnologia: é uma obra de cidadania. Estamos falando de crianças que terão condições de estudar online, de médicos que poderão atender pacientes a distância, de comunidades indígenas que vão se comunicar com segurança. É inclusão digital, social e econômica chegando a quem mais precisa, e com respeito à floresta”, afirmou o ministro Frederico de Siqueira Filho.
No programa, estão sendo instalados cerca de 12 mil km de cabos de fibra óptica subfluviais nos rios da região. Segundo Leandro Guerra, da EAF, a dimensão do programa o torna uma das maiores iniciativas desse tipo no mundo. “Para se ter uma ideia da magnitude desse projeto, implantar esses 12 mil km de cabos é como se estivéssemos conectando, num percurso de ida e volta, Fortaleza a Nova York ou à Europa”, destacou. A entidade é responsável pela construção de seis das nove infovias.
Além de garantir inclusão digital e acesso a serviços essenciais para a população, como telemedicina e ensino a distância, o programa Norte Conectado reforça a soberania nacional, amplia a segurança de fronteiras e alia desenvolvimento tecnológico à preservação ambiental, já que o uso do leito dos rios tem baixíssimo impacto sobre a floresta. A estimativa é que a tecnologia subfluvial resulte na preservação de 68 milhões de árvores.
Infovia 04
A entrega da Infovia 04, que vai de Boa Vista (RR) a Vila de Moura (AM), amplia a conectividade nessa região. Com um total de 610 km de extensão, os cabos ópticos beneficiam cerca de 460 mil pessoas em Roraima e no Amazonas, levando internet de alta qualidade a escolas públicas, universidades, hospitais, prefeituras e outros serviços essenciais.