O Mining Hub, maior hub de inovação aberta em mineração do mundo, prorrogou até 30 de setembro as inscrições do programa M-Start Ciclo 12.
A iniciativa conecta startups de base tecnológica a um dos setores mais estratégicos e complexos da economia, criando oportunidades para que soluções inovadoras em inteligência artificial, automação, sustentabilidade, dados, inclusão e segurança sejam validadas junto às maiores mineradoras globais.
Nesta edição, 13 desafios estratégicos foram lançados por empresas como Anglo American, AngloGold Ashanti, KPMG, Nexa, RHI Magnesita, Samarco, Vale e Vale Base Metals. Os temas abrangem desde monitoramento em tempo real e automação de processos críticos até uso de tecnologias inclusivas, redução de emissões e mitigação de riscos operacionais.
Entre os desafios estão, por exemplo:
Automação e IA: medir gases de efeito estufa diretamente na frota ou automatizar registros de hora-homem e hora-máquina em contratos.
Segurança e Confiabilidade: reduzir interações homem-máquina em sondas ou garantir que chaves de emergência atuem apenas de forma intencional.
Inclusão e Sustentabilidade: criar um capacete de segurança inclusivo para diferentes perfis de trabalhadores e desenvolver tecnologias acessíveis para remover coloração da água.
Com a prorrogação, as startups têm até 30/09 para se inscrever e apresentar propostas capazes de transformar os rumos da mineração, validando soluções que também dialogam com os grandes desafios da indústria 4.0 e da transição energética.
🔗 Confira os desafios e inscreva-se no M-Start Ciclo 12
https://mininghub.solv.network/show_program/2025-m-start-ciclo-12