is part of the Informa Markets Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.
São Paulo, agosto de 2019 – O Futurecom Congress, uma das principais atrações do Futurecom, terá como destaque as discussões em torno da implementação do 5G na América Latina. A ideia é reunir especialistas que possam abordar o desenvolvimento e adoção de novas tecnologias a partir do 5G, os desafios da implementação e as oportunidades de novos negócios que impactem positivamente a sociedade.
Já confirmaram presença como palestrantes e debatedores: Henning Schulzrinne, Prof. da Universidade de Columbia (EUA); Marc Price, CTO da MATRIXX Software; Mauro Fukuda, diretor de Tecnologia da Oi; Penny Baldwin, CMO da Qualcomm; Héctor Huici, secretário de Tecnologia da Informação do Ministério de Modernização da República Argentina; Vitor Menezes, secretário de Telecomunicações do Ministério de Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Claudio Mazzali, sênior VP de Tecnologia da Corning Optical Communications; Jean-Pierre Bienaimé, Chairman do Institute of Economic & Social Research on Telecommunications, da França; Luis Cabral, vice-presidente da América Latina e Caribe na CSG international; Bruno Santos, Head de Infraestrutura de TI do Grupo PSA na América Latina; Ian Fogg, VP da Opensignal, entre outros. Confira a programação completa: ttp://bit.ly/2ZcWitv.
Segundo o coordenador de Pesquisa do Centro de Referência em Radiocomunicações do Inatel, Luciano Leonel Mendes, as redes 5G foram concebidas para revolucionar o mercado de telecomunicações com a oferta de diversos novos serviços, agrupados em três grandes cenários, chamados de enhanced Mobile Broadband (eMBB), massive Machine Type Communications (mMTC) e Ultra Reliable Low Latency Communications (URLLC).
Cada um desses cenários apresenta um requisito crítico. O eMBB visa atingir taxas de pico de download de até 20 Gbps. O grande desafio do mMTC é prover conectividade para centenas de milhares de dispositivos voltados para IoT, minimizando o consumo de energia. Já no URLLC, a latência máxima da rede deve ser menor do que 1 ms, o que significa que o sinal deve apresentar alta robustez, uma vez que não tempo hábil para solicitar retransmissões.
“Estamos vivenciando os primeiros passos das redes 5G e há muitos desafios a serem vencidos para que todos os serviços vislumbrados para a futura rede móvel possam ser efetivamente oferecidos ao mercado. Mas indústria, operadoras e academia, com o apoio de governos de diversos países, estão focadas em desenvolver a mais revolucionária rede de comunicações que já se viu. Embora haja muito o que percorrer para a consolidação completa das redes 5G, o caminho já está sendo pavimentado”, destaca Mendes.
Embora o 5G não esteja disponível comercialmente, os provedores de serviços esperam iniciar, em 2020, os testes de novos casos de uso. “Embora o entusiasmo inicial do setor possa vir de aplicativos de consumo, a expectativa é acompanhar movimentações em torno de aplicações específicas de empresas de 5G, como veículos autônomos e comunicações de tipo de máquina maciças (conectando bilhões de sensores e dispositivos)”, prevê Hermano Pinto Júnior, diretor do Futurecom.
Sobre o Futurecom
O Futurecom, o maior e mais importante evento de tecnologia, telecomunicação e transformação digital da América Latina, chega à 21ª edição, que acontece de 28 a 31 de outubro, no São Paulo Expo. Lançado em 1998, na cidade de Foz do Iguaçu, o Futurecom foi transferido para Florianópolis posteriormente, onde ocorreu entre 2001 e 2007. A partir de sua décima edição, passou a ser realizado em São Paulo, com duas edições no Rio de Janeiro em 2012 e 2013. No ano passado, o Futurecom contou com a participação de 300 marcas expositoras, totalizando mais de 29 mil visitantes.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.
Para mais informações, visite https://www.informamarkets.com
DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel.: (11) 5105-7171
Debora Freire – [email protected]
Luciana Abritta – [email protected]
Marcelo Danil – [email protected]
Vera Aranha – [email protected]