is part of the Informa Markets Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.
Evento reuniu mais de 30 mil pessoas em três dias e gerou R$ 16 milhões em rodada de negócios de apenas duas horas
São Paulo, 1º de novembro de 2019 – O Futurecom, maior evento de tecnologia, telecomunicações e transformação digital da América Latina, encerra sua 21ª edição com recorde de público.
Ao longo dos três dias de congresso e feira, o São Paulo Expo recebeu mais de 30 mil pessoas, sendo 250 marcas expositoras e 800 palestrantes nacionais e internacionais.
Nesta quinta-feira, Lyle Watters, vice-presidente da Ford Motors Company e presidente da Ford América do Sul, participou do painel de debate sobre o tema “Desbravando as incertezas da sociedade digital: quais estratégias devem estar no foco das empresas?”,
juntamente com Ari Lopes, Principal Analyst Latam da Ovum; Claudio Raupp, presidente da HP Brasil; Fernando Mattoso Lemos, vice-presidente da Natura e Marcelo Medeiros, vice-presidente da Dell EMC.
Frederico Flores, Head do Mercado Livre, também esteve presente para falar sobre a importância da experiência do usuário para o mercado de vendas on-line. O executivo abordou os desafios de vender on-line no Brasil, os erros mais comuns no
empreendedorismo digital e como a tecnologia pode ajudar a melhorar este cenário.
As aplicações práticas do Blockchain também tiveram destaque na programação do Auditório Segurança na Transformação. Raul Miyazaki, diretor de consultoria da Deloitte, compartilhou os resultados de uma pesquisa recente da Deloitte sobre blockchain no
mundo e no Brasil.
De acordo com ele, enquanto o número de empresas que já tem um plano de blockchain em execução chega a 65% no mundo, no Brasil esse número chega a 90%. “O Brasil está num nível de adoção bastante acelerado”, comentou.
De acordo com o executivo, 79% das empresas entrevistadas no Brasil colocam o blockchain entre suas cinco principais prioridades para os próximos dois anos, contra 53% das empresas no resultado global.
Para Lívia Brando, Head de Inovação & Ventures da EDP, o setor de energia pode se beneficiar muito dessa nova maneira de desenvolver soluções. “Hoje, não podemos escolher de quem comprar nossa energia.
Esse é um cenário que já foi vivido pelo setor de telecomunicações e, assim como ele, o segmento de energia caminha para um futuro pulverizado”, defende.
Para Marcelo Eisele, Account Manager da Microsoft, a educação sempre foi o grande desafio de implantação para o blockchain.
“Precisamos principalmente nos educar para entender o que é blockchain, para que serve e, mais importante, para que não serve”, comenta.
Novos negócios
Além da visibilidade de marca, várias empresas fecharam negócios durante o evento. Em uma rodada de negócios realizada na quarta-feira com 16 expositores e 36 compradores, num período de duas horas, foram gerados R$ 16 milhões de reais.
Segundo Jaqueline Lee, diretora sênior de comunicação da Qualcomm, o evento foi um dos momentos mais importantes do ano para a empresa em termos de visibilidade de marca e prospecção de negócios.
“Foi uma ótima oportunidade para mostrarmos ao público o que está por vir em termos de tecnologias inovadoras de conectividade. Por meio das nossas demonstrações, deixamos claro quais são os diferenciais das nossas soluções para diferentes segmentos,
desde indústria até o automotivo”, destaca.
Segundo Juelinton Silveira, diretor de negócios governamentais e comunicações das Huawei, a empresa contou com o maior estande do Futurecom e participou do espaço Telco Transformation em parceria com quatro operadoras.
“Sempre participamos da Futurecom porque acreditamos ser um dos principais eventos do setor no Brasil. Este ano, mostramos nossas soluções para cidades inteligentes, redes óticas, sites simplificados de 5G e muito mais. A sinergia é muito grande - um dos
nossos objetivos é a transformação digital dos mercados em que atuamos. E este é exatamente o conceito do evento, o que nos faz estar em total sintonia”, enfatiza.
André Eletério, diretor de marketing e comunicação da NEC, acredita que o Futurecom é o ponto de encontro da indústria da inovação, onde as empresas se reúnem para mostrar como será a sociedade do futuro.
“Já estamos vivendo uma realidade de avanço nas tecnologias e a rede 5G vai acelerar ainda mais isso. Para acompanhar essa transformação tão forte, a NEC surge como orquestradora de ecossistemas avançados para tornar a sociedade mais segura e prospera”,
comenta.
De acordo com Michele Melão, gerente de marketing e vendas da Comba do Brasil, a parceria com o Futurecom é de longa data.
“O primeiro dia já foi maravilhoso. Recebemos os decisores dos nossos clientes no estande e, certamente, toda essa conversa deve gerar resultado em fechamento de negócios. Nossa expectativa é muito alta para que isso aconteça”, comemora.
Georgia Sbrana, vice-presidente de marketing e comunicação da Ericsson, destaca que a empresa está presente no evento desde a primeira edição.
Por conta da temática do 5G, esse ano as tecnologias apresentadas são mais tangíveis.
“Trouxemos soluções mais próximas da realidade e o feed back foi muito positivo. Também recebemos a visita de nossos principais clientes, que prestigiaram as demonstrações e os painéis.
Nosso time de negócios conseguiu gerar boas conversas e discussões”, ressalta.
De acordo com Hermano Pinto, presidente do Futurecom, “as expectativas de negócios foram superadas, além de apresentarmos um conteúdo de relevância para o mercado envolvendo novas tecnologias, que serão inseridas cada mais em um
mundo hiperconectado”, finaliza Hermano.
Sobre o Futurecom
O Futurecom, o maior e mais importante evento de tecnologia, telecomunicação e transformação digital da América Latina, chega à 21ª edição, que acontece de 28 a 31 de outubro, no São Paulo Expo. Lançado em 1998, na cidade de Foz do Iguaçu, o Futurecom foi transferido para Florianópolis posteriormente, onde ocorreu entre 2001 e 2007. A partir de sua décima edição, passou a ser realizado em São Paulo, com duas edições no Rio de Janeiro em 2012 e 2013. No ano passado, o Futurecom contou com a participação de 300 marcas expositoras, totalizando mais de 29 mil visitantes.
Sobre a Informa Exhibitions
A Informa Exhibitions, divisão de exposições globais da Informa PLC, permite que as comunidades em todo o mundo se engajem, experimentem e façam negócios, fornecendo-lhes plataformas poderosas para se conectarem a regiões-chave e mercados verticais. O conhecimento do setor, aliado a uma abordagem inovadora e centrada no cliente, oferece aos clientes e
parceiros da Informa Exhibitions a oportunidade de criar vantagens comerciais e acessar os mercados, tanto digital quanto presencial, 365 dias por ano.
Sobre a Informa PLC
A Informa PLC é um grupo líder internacional de serviços de informações entre empresas que opera em mais de 30 países. Nós criamos feiras lideradas por transações e eventos baseados em conteúdo, dados de especialistas, produtos de serviços de inteligência e marketing, bem como pesquisas acadêmicas e conteúdo acadêmico especialista orientado por referências. Nossos produtos e serviços ajudam empresas e profissionais a se conectar, aprender, fazer negócio e conquistar uma vantagem sobre a concorrência. A Informa é cotada na Bolsa de Valores de Londres e é membro do FTSE 100.
Serviço:
Futurecom – 21ª edição
Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Telecomunicações e Transformação Digital
Data: 28 a 31 de outubro 2019
Local: São Paulo Expo
Endereço: 1,5, Rod. dos Imigrantes - Vila Água Funda, 04329-900
Horário: das 09h às 18h (congresso) e das 10h às 20h (feira)
DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel.: (11) 5105-7171
Debora Freire – [email protected]
Luciana Abritta – [email protected]
Marcelo Danil – [email protected]
Vera Aranha – [email protected]