Tudo o que você precisa saber sobre o 5G

A nova geração da internet móvel nunca esteve tão próxima – e, ao mesmo tempo, tão longe – dos brasileiros. Desenvolvida como uma evolução da conexão 4G atual, a tecnologia 5G promete uma série de revoluções que contribuirão para uma implementação efetiva da Indústria 4.0, com mais velocidade para baixar e enviar arquivos, estabilidade na conexão e possibilidade de conectar muitos objetos simultaneamente – como carros, TVs, computadores, câmeras de segurança e celulares – à internet

“Se as gerações anteriores foram utilizadas para conectar majoritariamente pessoas, o 5G elevará a rede móvel a outro patamar: uma solução para interconectar e controlar máquinas, objetos e dispositivos. Além de prover uma altíssima velocidade de transmissão de dados, alcançando múltiplos GigaBPS, a tecnologia também foi concebida para uma conexão com baixíssima latência e alta confiabilidade”, explica Hélio Oyama, diretor de product management na Qualcomm LATAM – empresa especializada na fabricação de chipsets e soluções tecnológicas para comunicação móvel.

Essas características fazem do 5G uma tecnologia elegível a ser usada em uma multiplicidade de casos e segmentos de mercado, como telemedicina, agricultura, energia, varejo e transporte, entre outros. Segundo Oyama, a nova geração da internet não apenas aprimora os serviços de banda larga móvel de hoje, mas também expande as redes móveis para suportar uma vasta diversidade de dispositivos e serviços, e conectar novos setores com melhor desempenho, eficiência e custo.

A Coreia do Sul foi a primeira a oferecer a tecnologia, quando antecipou – em 2019 – o lançamento da rede 5G. Desde então, países como os Estados Unidos, Austrália, Alemanha, China e Japão avançam rapidamente no mercado mundial de telecomunicações, com o objetivo de acelerar a implantação da tecnologia para os cidadãos e aproveitar ao máximo todas as soluções oferecidas pela nova rede. Por esse motivo, a expectativa é que, nos próximos anos, a disponibilidade do 5G para os usuários aumente de forma rápida e exponencial.

De acordo com a 5G Americas, associação do setor sem fio e voz da 5G e LTE nas Américas, o número de assinantes e redes comerciais 5G já em operação está chegando a sua massa crítica, indicando a rápida adoção da tecnologia nos próximos anos. Para Chris Pearson, presidente da organização, a rede ainda está no início de atingir todo o seu potencial, e o setor está apenas no começo de uma longa jornada. “Passamos de 15,4 milhões para 401 milhões de assinantes no segundo ano completo de acesso à tecnologia 5G. O nível de adoção deve acelerar ainda mais nos próximos anos.” A Omdia, especializada em cobertura global de telecomunicações, mídia e tecnologia, está projetando 3,4 bilhões de conexões 5G no mundo todo até o final de 2025.

Fonte: www.forbes.com.br

Entre no nosso Canal no Telegram e receba todas as novidades sobre o Futurecom:

Siga-nos nas redes sociais