Celulares considerados ilegais serão bloqueados pela Anatel a partir de 2014

Anatel

Aparelhos celulares que não foram homologados pela Anatel serão bloqueados a partir de 2014. A intenção é evitar a prática de importação ilegal de aparelhos chineses, famosos por oferecerem diversas funcionalidades por um preço reduzido.

Estes modelos, que não participam dos testes da Anatel, sempre foram proibidos pela lei, mas nada de efetivo foi feito contra eles. Agora, o plano de bloqueio promete barrar o mercado ilegal, dando mais espaço a marcas legalizadas e aparelhos devidamente homologados.

Uma preocupação se dá com os aparelhos não-piratas vindos do exterior, principalmente no caso da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. A Anatel ainda está estudando as regras e o sistema de ativação de chips. Segundo a Anatel, “qualquer medida buscará, sempre, a minimizaçãoo dos impactos aos usuários”.

Meu aparelho é homologado?

Para saber se seu aparelho celular foi autorizado pela Anatel, basta buscar por um selo que fica entre a bateria o chip. Nele, existe um “Anatel ID”, com informações sobre a homologação, o código da fabricante e o ano em que foi homologado.

Fontes: G1, Olhar Digital 

Deixar uma Resposta